sexta-feira, 9 de abril de 2010

Desejos (2).. para o íntimo.

Desejo primeiro que você seja inteiro e assim grande*. Que se descubra, desnude, em qualidades e defeitos, para que viva na luz e sejam autênticos todos os seus relacionamentos.

Desejo que se assuma para que não tenha de valer-se de máscaras, pois não se sustentam em qualquer circunstância. Podem parecer bonitas e aderentes com o tempo, mas corroem o caráter, sugam as forças, provocam cisões na mente e na alma, são desencontros de nós mesmos. Bom seria recordar sempre que os piores disfarces são aqueles que mantemos a sós com o espelho.

Desejo ainda que você queira mudar e crescer à medida de suas descobertas mais íntimas e que se proponha a fazê-lo de modo genuíno, sem trocar simplesmente de pele.

Que seja corajoso e antes de tudo entenda que o maior perigo não está do lado de fora, mas dentro de você. Que tenha ousadia para enfrentar a si mesmo e tratar o próprio veneno.

Que você aprecie, busque e promova o que é belo, bom e agradável... para que a vida em você e ao seu redor sorria mesmo diante de lágrimas.

Que seus pensamentos e palavras sejam sábios e puros. Que não se tornem simples discurso ao vento, mas que o conduzam a tocar a realidade, ser transformação.

Que você aprecie o maravilhoso sabor de compartilhar e que cultivar amizades torne-se o seu melhor hábito.

Que o seu horizonte se amplie e veja um universo além de sua redoma. Somos todos necessitados e "igualmente diferentes". Que você conheça o que é dar e receber. Que saiba ensinar, mas antes aprender.

Que aprendendo, valorize a entrega, sem confundi-la com utilidade. Que seja capaz de admirar e desfrutar de uma mão estendida e um coração apto a dividir. E que jamais use as pessoas que assim se dispõem a viver por vocação ou escolha. Mais ainda, que você viva para ser contado entre elas.

Acima de tudo, que você ame em todas as dimensões. Que amor não se confunda com incapacidade de estar só, porque às vezes é preciso. Seja, sim, um sentimento-atitude, que o mova em direção ao outro e o faça recordar todos os dias que ninguém é auto-suficiente.

Desejo, pois, que você seja inundado a cada dia pelo dom maior do Criador. Que o amor transborde e exale por cada poro do seu corpo e cada sentido da sua alma.

E se assim for, tenho certeza de que será um grande homem, uma grande mulher.

E muito pouco restará a desejar de íntimo a íntimo, pois você será o sonho em si.

E então desejo apenas que este seja o seu desejo para mim.


*Para ser grande, sê inteiro: nada
Teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa. Põe quanto és
No mínimo que fazes.
Assim em cada lago a lua toda
Brilha, porque alta vive.

Ricardo Reis/FP

Nenhum comentário:

Postar um comentário